Cistos Sebáceos

Cistos Sebáceos

Os cistos sebáceos são pequenos caroços que ficam como inchaços sob a pele. Para ser mais específico, eles são como bolsas fechadas cheias de queratina – uma proteína que por muitas vezes tem um odor estranho.

cisto sebaceos 1

Cistos

Embora eles normalmente sejam encontrados na face, pescoço e tronco, eles também ocorrem na área vaginal ou de outras partes da genitália. Em casos desse último, não é incomum as mulheres pensarem que estão com sintomas de herpes genital. Mas, a herpes genital cria uma bolha que vira ferida e que eventualmente torna-se dura, e não apenas uma protuberância sob a pele.

Que Causa o Cisto Sebáceo?

Os cistos sebáceos são frequentemente o resultado dos folículos pilosos inchados ou trauma na pele. Eles são, geralmente, indolores, de crescimento lento, são pequenas saliências ou protuberâncias que se criam sob a pele. É importante não tocar ou tentar retirar o que está dentro do cisto para impedir o inchaço e o desconforto provocados pela infecção de um cisto sebáceo. Os sinais que demonstram quando um cisto sebáceo está infectado normalmente são:

* Vermelhidão;
* Aumento da temperatura da pele no local do cisto;
* Material branco acizentado com odor forte e que tem de ser coletado.

Como é o Diagnóstico?

Os cistos sebáceos, geralmente são facilmente diagnosticados por um profissional devido à sua aparência. Em alguns casos, uma biópsia pode ser necessária para excluir outras condições com uma aparência semelhante.

cisto sebaceos 2

Casos

Você deve consultar o seu médico para obter um diagnóstico formal, se você suspeitar que você tem um cisto sebáceo.

Tratamentos para os Cistos Sebáceos

Os cistos sebáceos, na maioria das vezes, desaparecem por conta própria e não são perigosos. Como afirmado logo acima, no entanto, eles podem ficar infeccionados e se tornarem muito sensíveis. Às vezes, os cistos sebáceos crescem o suficiente para que possam interferir na sua vida cotidiana.

cisto sebaceos 3

Retirar

Quando isso acontece, a remoção cirúrgica pode ser necessária, e esse procedimento pode ser feito no consultório do seu médico. Pequenos cistos inflamados podem frequentemente ser tratados com uma injeção de medicamentos esteróides ou com antibióticos.

Complicações de Cistos Sebáceos

Se os cistos sebáceos infeccionarem, eles podem formar abscessos dolorosos. A remoção cirúrgica de um cisto sebáceo tem de ser total, pois uma remoção malfeita pode ocasionar seu retorno, embora não seja comum. Lembre-se de consultar o seu médico sempre que notar algum tipo de crescimento e nódulo em seu corpo. Embora os cistos sebáceos não sejam perigosos, seu médico deve examiná-lo para garantir que outra ocorrência mais perigosa não está presente.

© Órbitanews 2014