Comer bem

Comer bem para viver melhor


Conheça os nove mandamentos alimentares e tenha uma vida mais saudável

«Comerá peixe pelo menos duas vezes por semana. É uma magnífica fonte de proteínas de muito boa qualidade e de zinco, que melhoram a função visual».

Este é o primeiro dos 9 mandamentos alimentares para cuidar da saúde dos olhos e evitar que a retina adoeça, definidos pelo Centro de Informação sobre Degeneração Macular espanhol.

Os oito restantes são:

2 - Optará pelos peixes azuis. Têm um maior conteúdo de ómega-3. Coma sardinhas, cavala, salmão, atum...

3 - A sua alimentação deverá incluir óleos vegetais, especialmente, azeite e óleo de girassol, ricos em ácidos gordos essenciais e vitamina D.

4 - Ingerirá cinco porções de frutas e verduras por dia.

5 - Amará as frutas e verduras verdes, amarelas e vermelhas. As cores são o reflexo dos pigmentos naturais e das vitaminas que contêm.

6 - Comerá abacates, couves, agriões, alface, feijão verde... Têm luteína e zeaxantina, pigmentos que protegem a mácula, actuando como um filtro de luz.

7 - Não temerá os frutos secos, pão integral, citrinos e ovos. Contêm ácido linoleico, vitamina C e selénio.

8 - Ingerirá mariscos, crustáceos e moluscos. São uma verdadeira mina de micronutrientes e minerais, vitaminas e ómegas.

9 - Evitará os alimentos demasiado gordos, açucarados ou calóricos. Se os comer muito frequentemente, impedem-na de ingerir outros alimentos mais nutritivos.


© Órbitanews 2014