Dor nas costas

Dor nas costas. O que fazer?


Saiba o que fazer para minimizar este mal que provoca incómodo e perda de rendimento no trabalho. Experimente...

costas

A dor de costas é um dos danos colaterais do trabalho no escritório. A culpa? Posições mantidas durante períodos longos e, claro, o sedentarismo. Demasiadas horas em frente ao computador são inimigas das costas!


Embora a dor de costas e cervicais possa não ser necessariamente provocada pelo trabalho, pode ter um efeito direto.


Para minimizar a probabilidade de desenvolver dores cervicais ou de costas e reduzir o impactos que estes podem ter na sua vida, aqui ficam os seguintes conselhos:


- Evitar posturas estáticas: deve fazer-se pequenas pausas e abandonar durante breves momentos o escritório, pelo menos uma vez por hora. Fazer pequenas pausas da tela do computador pode ajudar muito à concentração e à redução da pressão ocular. Os especialistas recomendam que se afaste do computador durante 5 minutos em cada hora.

- Para falar ao telefone, use auriculares: evita ter o telefone entre o pescoço e a orelha, o que pode causar dores de cervicais, costas e ombros!

- Faça alongamentos: incluir um minuto de alongamentos em cada meia hora pode ter efeitos muito benéficos.

- A posição é muito importante. Confirme que a sua cadeira tem a configuração adequada, com a parte superior da tela ligeiramente mais alta ou mais baixa do que a altura dos olhos, a altura da cadeira deve estar regulada de modo a que os pés assentem totalmente no chão, ou num assento para pousar os pés. É necessário que a flexão dos joelhos tenha o angulo adequado.

- Se usa um portátil, coloque-o em cima de uma mesa, e não em cima dos joelhos

- Levante-se. Em vez de falar com os colegas por e-mail ou telefone, levante-se de vez em quando.

- Faça exercício no escritório: movimente-se.



© Órbitanews 2014