Emergências de beleza

Como resolver emergências de beleza: falhas no verniz, blush a mais…

Tem uma emergência de beleza? Veio ao sítio certo. Veja como resolver ou corrigir todos aqueles pequenos incidentes cosméticos que não matam mas moem.


emergen beleza

Ando sempre com batom nos dentes

Esta é ultrafácil de evitar: depois de aplicar o batom, ponha o dedo indicador na boca, feche os lábios à volta dele e retire lentamente. O batom que iria parar aos dentes vem todo agarrado ao dedo.

A minha base é demasiado escura

Se não tem tempo para a retirar e voltar a aplicar outra mais clara (ou nem tem outra para trocar), ainda pode resolver o problema, usando o tom da base como modelador do rosto. 

Parece complicado, mas não é. Se tem o rosto oval, realce o equilíbrio de volumes esbatendo um pouco de base mais clara ou corrector na cana do nariz e topo das maçãs do rosto. 

Para alongar um rosto quadrado, aplique o corrector ou base clara em toda a zona central: testa, cana do nariz e queixo. 

Para esculpir um rosto redondo, aclare a zona média, o topo das maçãs do rosto e os maxilares. Em alternativa, guarde essa base escura para o próximo Verão e compre outra que seja da cor da sua pele neste momento.

A máscara de pestanas ficou com grumos

Não precisa de retirar tudo e aplicar de novo. Para desempastar as pestanas, basta penteá-las delicadamente com um minipente ou escova, embebido em loção desmaquilhante de olhos. Nunca use um alfinete para separar as pestanas!

Pintei o cabelo em casa e ficou escuríssimo

Se usou uma coloração tom-sobre- -tom, uma lavagem diária durante uma semana resolverá progressivamente o assunto. 

Se fez uma coloração de longa duração, recorra a um cabeleireiro. E, da próxima vez, lembre-se que o cabelo parece-nos sempre mais escuro do que é na realidade, por isso escolha um tom um pouco mais claro do que aquele que deseja. 

Guie-se pelas indicações da embalagem e na dúvida ligue para os serviços de atendimento ao cliente da marca.

Apliquei demasiado blush

Se o blush é em pó, passe uma bola de algodão seco sobre a maçã do rosto, em movimentos circulares, para retirar o excesso de pigmento (este truque também funciona para um blush que se revelou demasiado escuro ou intenso). 

A seguir, pode uniformizar com um pouco de pó translúcido, para um acabamento mais transparente e natural. Se usou blush em creme, aplique um toque de base no meio da maçã do rosto e esbata em pancadinhas com as polpas dos dedos.

A minha base parece uma máscara

Isto acontece por uma de três razões: a textura é demasiado espessa para a sua pele, a cor não é a certa para si, ou aplicou demasiada quantidade. 

Para evitar que a base fique artificial, escolha-a na textura certa (geralmente quanto mais fluida, mais transparente), e na cor exacta da sua pele. 

Aplique com mão leve, começando com pouco, no centro da testa, nariz e queixo, esbatendo bem. Um bom truque é aquecer um pouco o produto massajando-o na palma da mão, para que deslize melhor e se funda na pele.

Mas o que é que pode fazer neste momento, em que já aplicou a base e ficou muito espessa? Aplique por cima um pouco de creme de dia com um pincel largo e achatado, trabalhando do centro do rosto para os lados, até que a base fique mais esbatida e transparente.

O meu penteado desmaiou

Vire a cabeça para baixo, vaporize um pouco de laca de fixação ligeira nas raízes, aqueça com o secador durante um minuto, levante a cabeça de um golpe e arranje o penteado. 

Outra opção é humedecer ligeiramente o cabelo com um algodão embebido em loção de pentear fixadora, pôr rolos grossos levantando bem as raízes, deixar secar ao ar e pentear.

Estraguei o verniz de uma unha

É muito irritante, mas fácil de reparar. Molhe imediatamente a polpa de um dedo da outra mão em dissolvente tira-

-verniz e passe sobre a superfície da unha estragada para a uniformizar.

Se só deu por isso com o verniz já seco, disfarce a imperfeição aplicando uma camada fina do verniz que usou ou um top coat ou base incolor.

Tenho uma falha na sobrancelha

Com um lápis de sobrancelhas bem fininho e afiado, no tom o mais parecido possível com o dos pêlos, faça vários tracinhos para preencher a falha, e escove com uma escovinha própria (ou uma escova de dentes limpa e bem seca). 

Se a falha for mínima, pode usar uma sombra para sobrancelhas, mas no caso de um buraco grande, o lápis disfarça melhor.

O corrector de olheiras acumulou-se nas rugas

Com um cotonete ligeiramente embebido em água micelar desmaquilhante, limpe delicadamente com movimentos de rolamento, sem esfregar.

A seguir uniformize com a polpa do dedo anelar, em pancadinhas. Para evitar que volte a acontecer, estique ligeiramente a pálpebra ao aplicar o corrector e a seguir, ainda com a pálpebra esticada, fixe com um pouco de pó solto transparente.

Rocei o aplicador da máscara dentro do olho

Baixe imediatamente a cabeça e olhe para o chão, durante alguns segundos: assim, se o olho começar a chorar, as lágrimas cairão em vez de rolarem para o canto do olho e dar cabo da maquilhagem. A seguir, se necessário, enxugue delicadamente com um lenço de papel, sem esfregar.


© Órbitanews 2014