Estrias

Combata as estrias


Saiba como evitar as estrias. Manter o peso sem engordar, manter a hidratação da pele entre outros factores evita o aparecimento de estrias.


estrrias

Quase todas as mulheres têm, a partir de certa idade, problemas com as estrias. As estrias são marcas definitivas que incomodam e afligem as mulheres, e aparecem principalmente no rabo, seios e barriga. As estrias surgem quando a pele estica demais, e as fibras de colágeno rebentam, fazendo surgir riscos vermelhos ou brancos na pele. As estrias vermelhas são as estrias novas e ainda podem ser retiradas com o uso de cremes, óleos e/ou tratamentos estéticos. Já as estrias brancas são tidas como estrias velhas e são definitivas e difíceis de tirar.


O melhor a fazer é prevenir. A prevenção passa por hábitos saudáveis, com uma dieta hipo calórica e equilibrada, pois é necessário evitar o peso a mais. Hidratar constantemente a pele também é um factor importante na prevenção das estrias.


No entanto, o factor determinante do tratamento é o tipo de pele e de estrias. Existem vários. As estrias brancas são superficiais e as avermelhadas são recentes, portanto ambas são fáceis de tratar. Já as estrias largas estão numa camada mais profunda da pele. As características da pele, como a espessura e a cor também devem ser levadas em conta.


O método de tratamento mais usado é o a base de ácido retinóico. Os retinóides, derivados da vitamina A (retinol), têm a capacidade de melhorar a cauterização, estimular o colágeno e melhorar a irrigação. Relativamente à frequência das aplicações, o ideal é utilizá-los três vezes por semana em aplicação tópica, alternando com hidratantes. Ao fim de uns tempos, verá como o aspecto das estrias melhorou.


Outra alternativa é o laser. Este, interage com a água do nosso corpo libertando calor. Existem outros tratamentos mais tradicionais que proporcionam resultados satisfatórios. É o caso de peelings de ácido retinoico e ácido glicólico e da subcisão. Neste tratamento são introduzidas agulhas especiais sob a pele e feitos movimentos pendulares ou de vai e vem, promovendo uma agressão importante com hematoma subsequente. O processo de cicatrização irá estimular o colágeno, responsável por diminuir a aparência das estrias. Podem ser feitas de uma a três sessões, com intervalo de três meses.


Para as mulheres que se recusam a passar por procedimentos invasivos, como o lazer, podem optar por usar ácido retinóico e hidratantes. Aliás devem ser usados sempre. Por fim, o tratamento das estrias mais antigas é praticamente impossível, e só o uso de lasers, ácidos e peelings atenua o problema. Por isso o mais importante é a prevenção.


Siga estas recomendações para evitar que as estrias surjam na sua pele:

- O essencial para evitar as estrias é manter a pele hidratada diariamente.

- Use cremes e óleos após o banho, e passe nas pernas, barriga, rabo, peitos e quadris.

- Evite banhos quentes.

- Evite demasiada exposição ao sol.

- Use sempre óleo de amêndoas.

- Beba muitos líquidos todos os dias.

- Evite emagrecer e engordar constantemente.

- ?não tomar anabolizantes



© Órbitanews 2014