Hálito fresco

Consiga um hálito fresco

labios

A halitose é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio e deve ser identificado e tratado.



O mau hálito ou halitose caracteriza-se por um odor desagradável proveniente da cavidade bucal. É uma manifestação frequente mas, por vezes, negligenciada.

Quando identificada, pode afetar a vida social, as relações profissionais e pessoais. Em mais de 80% dos casos, a origem é buco-dentária, através da presença, na cavidade bucal, de bactérias produtoras de Compostos Sulfurados Voláteis (CSV), a partir da degradação de restos alimentares.

Podem existir fatores de agravamento como o pH bucal mais elevado, presença de patologias como a cárie e a doença periodontal, ou o consumo de álcool e o tabagismo.

Os especialistas concordam ainda que o stress e alguns medicamentos (em especial os controlados, como os antidepressivos) são também responsáveis pelo mau hálito. Eles inibem a produção de saliva, o que aumenta a quantidade da proteína mucina.

Dicas para saber se tem mau hálito

Como o olfato se adapta rapidamente a qualquer odor constante, o portador de halitose acostuma-se ao seu próprio hálito, não sendo capaz de perceber o seu problema. Assim, para conferir se padece deste problema pode:

1. Fazer um autoexame à língua, diante de um espelho, para verificar se tem saburra lingual, que é uma espécie de massa esbranquiçada ou amarelada, que se deposita na parte de trás (dorso posterior) da língua;

2. Perguntar a uma criança (ou a alguém da sua confiança, como por exemplo o pai ou a mãe) se sentem em si algum mau odor bucal (as crianças e os pais geralmente são muito sinceros e não têm vergonha de dizer o que pensam).

Regras para conseguir um hálito fresco

- Escovar os dentes após as refeições para impedir a formação de tártaro;

- Usar fio dentário ou escovilhão interdentário para eliminar restos alimentares entre os dentes;

- É recomendado o uso de um raspador de língua para eliminar o filme lingual, propício ao desenvolvimento de bactérias;

- Utilizar um elixir antisséptico para eliminação bacteriana;

- Evitar ingerir alimentos muito temperados como o alho, a cebola, a pimenta ou qualquer outro alimento de forte odor;

- Visitar periodicamente um dentista.

 

Agradecimentos: Alibi, Pierre Fabre Oral Care


© Órbitanews 2014