Kudzu

Kudzu

A planta que elimina o desejo de consumir tabaco e álcool

kudzu

O kudzu contém puerarina, uma sustância que oferece uma acção ansiolítica e antioxidante. 

Além disso, é rico em fitoestrogénios como a genisteína, a daidzína e a daidzeína, com acção reguladora do sistema hormonal feminino (com acção semelhante à dos estrogénios) e de diminuição da concentração de álcool no sangue. 


Em 2005, num estudo realizado no Hospital McLean de Massachusetts (EUA), o kudzu, após 7 dias de tratamento, demonstrou reduzir o número de cervejas consumidas por mulheres e homens alcoólicos, sem efeitos adversos. 

Num estudo realizado na Universidade de Harvard (EUA), hamsters tratados com kudzu reduziram para metade o consumo das bebidas alcoólicas. Quando o kudzu foi eliminado da sua dieta, voltaram a consumir o álcool na dose inicial.


Principais propriedades

Combate o alcoolismo e o tabagismo, ajudando na cessação destas adições, pois diminui o desejo de consumir álcool e tabaco. Melhora os sintomas da ressaca (cefaleias, gastralgias, náuseas e vómitos).


Outras propriedades

É utilizado no tratamento dos sintomas da menopausa e pode ajudar a reduzir a osteoporose e os acidentes cardiovasculares. Além disso, reduz a ansiedade. 

Ajuda também a regular a pressão arterial e a melhorar os sintomas da insuficiência cardíaca. Actua ainda como desintoxicante pulmonar e hepático.


Sopa desintoxicante: Na culinária macrobiótica, adiciona-se a raiz de kudzu em sopas de miso com vegetais.

Para potenciar a desintoxicação do fígado, junte corações de alcachofra ou de cardo mariano e algas, como a kombu, arame ou wakame. 


Revisão científica: Dr. João Beles (naturopata, Coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa).




© Órbitanews 2014