Mais jovem

Como manter-se mais jovem?

O tempo não volta atrás...aqui ficam algumas dicas para ajudar a ser mais feliz, mais jovem e mais saudável.

mais jovem


Embora  nem todos queiramos voltar a ter vinte anos, a verdade é que seria bom sentirmos-nos como tal. Enérgico, otimistas, confiantes, vibrantes. Mas, nem tudo está perdido. É possível voltar a sentir o entusiasmo e otimismo característico da juventude. Aqui ficam algumas dicas para ajudar a ser mais feliz, mais jovem e mais saudável.

1 – Dormir é a forma mais simples de sentir-se jovem. É, aliás, o único momento em que o corpo se restabelece do cansaço, o que ajuda a construir um corpo e um cérebro mais saudáveis.

Quanto mais velhos, menos precisamos de dormir. Mas, mesmo sem dormir, é essencial descansar pelo menos oito horas, durante seis semanas, até criar o hábito!

Depois dessas seis semanas, vai sentir algumas diferenças: mais energia, menos olheiras.

2 – Comer alimentos revitalizantes: a alimentação deve ser adaptada à idade. Escolha alimentos saudáveis: comece as refeições com um vegetal e um copo de água.

As vitaminas e antioxidantes presentes sobretudo nas frutas e vegetais ajudam a sentirmo-nos renovados, recarregados e com mais energia. E não há necessidade de ficar sem sobremesa: se 90% das nossas escolhas alimentares forem saudáveis, os restantes 10% podem ser as exceções que tanto prazer nos dão!

3 – Exercitar os músculos: treinar e exercitar os músculos pode ajudar a sentirmo-nos 10, 20 ou até mesmo 30 anos mais jovem. Se a musculação for feita de forma correta, o nosso corpo gera fibras musculares mais fortes e mais grossas. Fortalecer os músculos desta forma torna-nos os menos vulneráveis a lesões, pois aumentamos a resistência. Por vezes, é adequado ter um profissional que indique e ajude a exercitar os músculos de forma correta.

4 – Cuidar da aparência: reconstruir-se através de cirurgias não garante a eterna juventude. No entanto, não deve subestimar o poder de cuidar da aparência (pintar cabelos brancos, usar cremes para o rosto, etc). Há uma grande diferença entre tentar desesperadamente parecer uns anos mais jovem e tentar estar o melhor possível em cada idade. Prolongar a vitalidade da pele, do cabelo e do corpo ajuda a sentirmo-nos mais confiantes e joviais.

5 – Exercite o cérebro: o cérebro necessita de novidades. Para se sentir mais jovem, é necessário estimulá-lo com novas associações e novas coisas. Basta para isso fazer pequenas mudanças no seu dia a dia, alterar rotinas, interessar-se por novos assuntos.

6 – Volte atrás no tempo: oiça músicas antigas e cultive memórias passadas. Ser nostálgico faz-nos sentir mais novos. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, pessoas que foram colocadas num ambiente que lembrava a sua juventude – com filmes, música e outras lembranças do passado – experimentaram melhorias na sua memória, visão, nível de felicidade e saúde em geral.

7 – Acreditar na força do pensamento positivo: é natural ficarmos mais céticos conforme os anos passam, e por isso mesmo mais realistas relativamente aos acontecimentos. Por esta razão, é importante cultivar a força interior e o otimismo. O objetivo não é negar as coisas menos agradáveis, mas tentar concentrar-se no que está bem. Cultivar uma atitude otimista irá dar-lhe mais energia positiva e, logo, mais felicidade e juventude.

© Órbitanews 2014