O cansaço

Saiba como lutar contra o cansaço

cafe


Sente-se permanentemente esgotado? Com pouca energia? Siga estas 10 dicas para recarregar as suas baterias e aumentar o seu poder no dia-a-dia.



Sente-se permanentemente esgotado? Com pouca energia? Às vezes o problema é a falta de sono ...mas nem sempre. Por vezes, mesmo descansado, seguindo determinada dieta, tendo hábitos de exercício, a sua vida pode levá-lo a sentir-se permanentemente em colapso. Surpreendentemente, pequenas alterações como uma planta no seu escritório, podem ajudar a manter os seus níveis de energia. Siga algumas destas recomendações para recarregar as suas baterias e aumentar o seu poder no dia-a-dia.

 Fibras ao pequeno almoço

Comer uma refeição rica em fibra manhã irá torná-lo mais desperto durante o dia. Um estudo da Universidade de Cardiff descobriu que as pessoas que ao pequeno almoço ingerem cereais com alto teor de fibras reduzem 10% o seu cansaço, têm menor incidência de depressão e melhores habilidades cognitivas. A explicação reside no seguinte: as fibras ajudam a retardar a absorção dos alimentos no estômago, o que mantém os níveis de açúcar no sangue por um longo período de tempo.

 Cafeína ao longo do dia

Especialistas dizem que é melhor não confiar demasiado na cafeína, mas se é um viciado em cafeína, tente espalhar a sua ingestão mais uniformemente ao longo do dia. Mini porções de cafeína (8 xícaras de café ou menos) espaçadas ao logo do dia, ajudam a manter acordado, alerta e focado por mais tempo do que através de uma única toma. Quando se toma um café grande, os picos de cafeína na corrente sanguínea desaparecem muito mais cedo do que se forem espalhados ao longo do dia.

 Comer mais vezes

Seguir um rigoroso plano de três refeições por dia pode enfraquecer o seu vigor.

Comer pequenas refeições com frequência ao longo do dia - cada 3 a 4 horas - ajuda a manter o açúcar no sangue, pelo que não experimenta falhas de energia nem chega a ficar tão voraz que acaba por comer demasiado. Cada refeição deve ter alguns hidratos de carbono, proteínas e gordura monoinsaturada saudável, como uma salada com quatro peças de frango e regada com azeite.

 Coloque uma planta no seu escritório

Uma equipa de pesquisadores descobriu que os voluntários que mantiveram um vaso de flores vibrantes nas suas mesas, juntamente com plantas verdes noutros lugares do escritório, geraram ideias mais criativas do que aqueles com uma vegetação sem definição.

Outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Kansas State usou um scan cerebral para analisar 90 pessoas do sexo masculino e feminino; alguns deles trabalharam ao lado de plantas, enquanto outros trabalhavam em mesas nuas. O resultado: as mulheres expostas a flores eram menos stressadas (curiosamente, os homens não tiveram os mesmos benefícios.) Procure colocar junto de si plantas que florescem em pequenos vasos e verá como se sente melhor.

 Beba água

Metades das pessoas que se queixam de cansaço estão desidratadas. Manter-se hidratado é uma das maneiras mais simples de se manter com energia e focado. Um estudo recente feito com atletas descobriu que 92% sentiam-se cansados sem a ingestão de alimentos ricos em água durante cerca de 15 horas, mas também tinham lapsos de memória e dificuldade de concentração. Beba líquidos de hora a hora e vai ver como o cansaço diminui.

 Uma xícara de chá

Um relatório recente mostrou que a cafeína e o aminoácido L-theanine, ambos presentes no chá, diminuem a fadiga mental e melhoram a atenção, tempo de reacção e memória. Além do mais, as variedades de chá preto podem ajudar a recuperar o stress, de acordo com pesquisadores da Universidade College London. Neste estudo, os adultos que bebiam chá quatro vezes por dia durante 6 semanas tinham níveis mais baixos de cortisol, a hormona do stress, após um momento tenso, em comparação com aqueles que beberam um placebo de chá.

 Faça uma caminhada de 10 minutos

Um curto passeio pode revigorar o resto do seu dia, sugere a pesquisa apresentado à Associação Americana de Coração. As mulheres que caminham rapidamente para 70 minutos por semana (ou 10 minutos por dia) relataram mais 18% de energia do que seus pares sedentários, após 6 meses. Sentiram mais lúcidos e confiantes, tinham menos dores, mais flexibilidade e subiam escadas com mais facilidade.

 Copie o lanche do seu filho

... Uma banana e sanduíche de manteiga de amendoim. Bananas contém potássio, um mineral que o nosso corpo precisa para converter o açúcar do sangue em energia. A manteiga de amendoim é rica em magnésio, o que dá as suas células a energia tão necessária. Aponte para 320 mg de magnésio e 4700 mg de potássio por dia. Outras boas fontes de potássio e magnésio são frutas, legumes, feijões e nozes

 Use o seu iPod

Sente-se atordoado na sua mesa? Considere ouvir música enquanto trabalha. Um estudo descobriu que os funcionários que usavam headphones de ouvido, enquanto trabalhavam ,eram 10% mais produtivo do que sem eles.

Tente uma cura natural

A planta Rhodiola rosea, disponível em lojas de alimentos saudáveis e plantas medicinais, aumenta substâncias químicas cerebrais que estimulam o sistema nervoso central e aumentam a vigilância. Um estudo russo descobriu que pessoas que tomaram Rhodiola relataram níveis mais elevados de aptidão física, melhor coordenação e menos fadiga mental.



© Órbitanews 2014