RPM

Escolha de uma modalidade


Conheça o RPM

escolha

Chegou a Portugal um novo conceito de actividade desportiva e respectiva gerência de forma inédita e organizada: o Body Training Systems. Esta nova forma de encarar o fitness é oriunda da Nova Zelândia, de onde, aliás, são provenientes todas as coreografias e material de instrução da prática. Está entre nós há cerca de três anos e meio, o que corresponde a uma média de 200 academias. O Body Training Systems é vocacionado para aulas de grupo, tendo por mote o trabalho de equipa. Dispõe de sete programas de treino diferentes, entre eles: BodyPump, BodyAttack, BodyBalance, BodyStep, BodyCombat, BodyJam e RPM (Row Power Motion).

A origem do body training systems

O Body Training Systems é um treino cardiovascular que permite queimar calorias e reduzir a massa gorda.

De forma divertida, esta prática vai ajudá-lo a melhorar a sua performance física e aumentar a auto-confiança.

A rotina de treino é posta de lado, uma vez que é possível e recomendado ás pessoas o treino cruzado (cross training): possibilidade de complementarem umas modalidades com as outras. Apesar de completamente distintas e bastante atléticas, as modalidades seguem um padrão semelhante em termos de representação, motivando e angariando mais adeptos para a prática desportiva.

O primeiro a ser implementado no nosso país foi o BodyPump, que provocou um boom de adesão ás academias. Desde então, o BTS não mais parou de crescer e está em desenvolvimento para conseguir responder ás exigências do mercado. Não é estanque, o que significa que, no futuro, novos programas de treino serão criados. Apresentamos algumas noções de uma dessas modalidades:

O RPM veio imprimir um cunho alternativo á prática de andar de bicicleta, fazendo cair por terra a ideia de que esta experiência é monótona ou desinteressante. A falta de motivação e disciplina, quando aliadas, farão com que esta actividade não seja praticada durante muito tempo ou, pelo menos, com a frequência desejada. É aqui que entra o RPM!

Este programa é inovador, uma vez que permite andar de bicicleta sem nunca sair do mesmo lugar (cycle indoor), mas com uma sensação exactamente contrária. Este programa revoluciona o treino pois, apesar de ser bastante simples, é muito desafiante, divertido e altamente eficaz, sendo que, dos sete programas que o BTS oferece, este é o que oferece maiores resultados a curto prazo.

Esta actividade física foi concebida com o objectivo de proporcionar grandes benefícios musculares e cardiovasculares e uma significativa redução da massa gorda. As aulas em grupo nada têm de enfadonhas e, em apenas 45 minutos de duração, poderá desfrutar de um treino completo.

Os movimentos são simples e não requerem coordenação, apelando tanto a homens como a mulheres. As aulas não têm género, são unissexo


As aulas começam com um aquecimento específico. Instrutores especialmente treinados guiam-no numa viagem alucinante e com uma certa dose de imaginação. Poderá simular que está a subir montanhas mais ou menos íngremes, trilhar longas rectas e fazer sprints, que terminam com um retorno á calma e com uma série de alongamentos relaxantes.


De forma a assegurar a máxima eficácia e eliminar um desnecessário stress muscular e articular, o RPM é feito com controlo e equilíbrio, enfatizando o alinhamento ideal do corpo.


Para que as aulas sejam administradas de forma segura, eficaz e divertida, os instrutores deverão também cooperar com esta motivação que, em conjunto com a sinergia criada entre companheiros de aula, irão encorajar a alcançar um volume e intensidade de trabalho, que seria difícil de atingir numa base individual.

O Row Power Motion é abrangente, ou seja, pode ser praticado por todos, nunca sem antes passar por uma triagem médica e uma avaliação física individual preventiva que lhe garantirá aptidão para treinar esta modalidade.


Qualquer pessoa pode participar com sucesso nas aulas, independentemente do seu nível físico e experiência de treino. Os movimentos são simples e não requerem coordenação, apelando tanto a homens como a mulheres.


As aulas não têm género, são unissexo.


Este tipo de treino é praticado em várias cadências, conforme o nível de cada um, pois as bicicletas estacionárias reguláveis permitem que cada um determine a intensidade do seu treino. Portanto, se não sabe andar de bicicleta, ainda está a tempo de aprender, com a mais-valia de os aparelhos serem fixos, não correndo, portanto, o risco de desequilibrar-se e cair.

Benefícios do RPM

1 - É um treino cardiovascular que ajuda a melhorar a sua capacidade cardíaca e pulmonar, aumentar a força muscular e endurance e treinar os sistemas de energia aeróbicos e anaeróbicos.

2 - É uma excelente forma de queimar calorias e reduzir a massa gorda. Tonifica eficazmente glúteos e coxas, enquanto braços e abdominais, bem como a região lombar, são trabalhados na variedade de posições adoptadas durante a aula. 3 - Pode ajudar a reduzir o risco de colesterol, pressão arterial alta, diabetes, como ainda prevenir a osteoporose.

4 - Irá melhorar a sua performance numa variedade de actividades físicas.

5 - Dá vitalidade e aumenta a autoconfiança dos seus participantes.

6 - É um exercício sem impacto, o que diminui o risco de lesões.

7 - É uma modalidade divertida. Nunca mais se sentirá desmotivado para a prática de exercício.

8 - Um treino completo de RPM dura sómente 45 minutos e fá-lo-á sentir-se e estar bem.



© Órbitanews 2014