Saúde Mental e Saúde Emocional

Como Cuidar da Saúde Mental e Saúde Emocional

saude mental

Quando pensamos no conceito de saúde é natural pensar no bem-estar físico, porém, não é somente o corpo que pode padecer. A saúde mental e emocional tem um papel fundamental para uma vida plena. Já ouviu dizer que “mente sã, corpo são”? Pois, saiba que esse conceito tem grande fundamento.

O organismo do ser humano é bastante amplo e possui aspectos fisiológicos, emocionais, mentais e espirituais. Sendo assim o bem-estar de uma pessoa é definido com base no equilíbrio desses quatro aspectos relevantes. Saiba mais sobre a chamada saúde mental e dicas de como mantê-la sempre em dia.

A Saúde Mental e A Saúde Emocional

Podemos dizer que a saúde mental é o resultado do equilíbrio entre as suas emoções (sentimentos), atitudes e as suas ações (a forma como você se comporta). Através dessa definição básica compreendemos que a emoção e a mente têm uma relação bem próxima.

Ressaltamos que saúde mental e saúde emocional não são a mesma coisa, porém, as duas tem uma relação íntima. Por exemplo, um indivíduo que está com uma doença mental não está emocionalmente saudável. Em grande parte dos casos de doença mental são os problemas emocionais que desencadeiam as complicações da mente.

Saúde Mental

Dessa forma uma maneira de manter a sua saúde mental em dia é cuidar da sua saúde emocional. Podemos dizer que a saúde emocional é um estado de bem-estar em que a pessoa é capaz de utilizar as suas habilidades em seu favor além de poder lidar com fatores estressantes da vida de forma tranquila além de ser produtiva e contribuir com a sociedade.

Causas de Doenças Mentais

Existem várias causas de doenças mentais dentre elas as que mais se destacam são traumas psicológicos, situações em que existe um intenso desequilíbrio emocional entre outras possibilidades incluindo fatores genéticos. É importante deixar claro que todo mundo pode ser acometido por algum tipo de problema/doença mental.

Uma forma de evitar que esses problemas se instalem é manter um comportamento preventivo. Basicamente se trata de um comportamento preventivo com o objetivo de manter a mente saudável assim como o seu estado emocional. Muitas vezes são os problemas emocionais que culminam no surgimento de problemas mentais.



© Órbitanews 2014