Sol 1

Sol protege os ossos


Os benefícios da exposição solar para quem sofre de osteoporose

De acordo com Viviana Tavares, reumatologista e presidente da Associação Nacional Contra a Osteoporose (APOROS), a osteoporose atinge entre 700 mil e 800 mil portugueses, sendo a maioria mulheres, e é responsável por cerca de 50 mil fracturas no nosso país.

Uma em cada duas mulheres com mais de 60 anos sofre de osteoporose, doença que se agrava pela falta de vitamina D, aumentando o risco de fractura óssea grave.

Para contornar esta carência, os especialistas recomendam uma exposição solar moderada, fora do chamado período crítico de maior calor (entre as 11 e as 17 horas), pois permite obter entre 88% e 100% das necessidades diárias de vitamina D e tem uma acão antiraquítica e mineralizante por facilitar a absorção de cálcio e fósforo.

Segundo Viviana Tavares, «trinta minutos por dia de exposição solar na face, pescoço, decote e mãos é suficiente para a síntese da vitamina D, mas deve-se evitar as horas de maior radiação devido aos danos que o sol provoca na pele». Nestes casos é essencial não esquecer a aplicação de um protetor solar adequado.


© Órbitanews 2014